Escolha uma Página

O comércio é uma área altamente concorrida e que atualmente exige esforços que vão muito além da existência física. Você provavelmente já notou a importância de criar um site e passar a ter relevância na internet, não é mesmo? Hoje em dia a visibilidade digital é fundamental para o sucesso de diversos segmentos.

Entre todas as vantagens que a internet traz, as principais são a facilidade de informação e a comodidade de busca. Sempre que alguém pesquisa por produtos ou serviços, a primeira ferramenta que vem em mente é a internet.

E não se engane achando que isso é verdade apenas para produtos de nível nacional ou estadual, cada vez mais o comércio local está precisando se adaptar a internet para agregar mais valor para uma marca e garantir mais visibilidade e aumentar as vendas.

Até mesmo clínicas e profissionais dentistas precisam ser encontrados na web. Existe muita concorrência no mercado e atrair mais clientes é o principal foco de qualquer negócio de sucesso.

Por isso é importante ter um website como uma ferramenta eficiente e que traga bons frutos

O que você precisa para ter um site

Ter um site para dentistas vai muito além de simplesmente ter uma página com algumas informações de contato. É importante criar um site que seja otimizado para trazer uma presença online de alto nível desde o começo. Isso não só melhora a confiança dos clientes no seu negócio, mas gera resultados rapidamente.

Desde um conteúdo de qualidade até um layout que responda bem a diferentes plataformas, criar e manter um site é um trabalho meticuloso, que exige conhecimento e aplicações de diversas técnicas.

Conheça um pouco mais sobre os fatores necessários para um site para dentistas completo, relevante e com autoridade, que além de ser amigável aos sites de busca, também vai ser facilmente encontrado pelos seus clientes quando eles mais precisarem.

Conteúdo exclusivo e de qualidade

Ao criar conteúdo para um site para dentistas, mesmo que institucional, é preciso criar textos informativos, relevantes, objetivos e principalmente originais. Primeiro você tem que pensar no seu público e possíveis clientes.

As informações repassadas pelo site esclarecem completamente o que é necessário? Esse é um ponto fundamental, já que ninguém gosta de receber informação pela metade. Na maioria das vezes, ao ficar com muitas dúvidas sobre procedimentos ou sobre a clínica, o cliente apenas procura outro site.

Ou seja, escrever textos profissionais e informativos é mais que uma obrigação com os seus clientes, é essencial para ter os resultados que você tanto busca com a sua clínica. Já a originalidade não precisa de apresentações, textos copiados não caem no gosto dos clientes e nem no gosto dos sites de busca.

O conteúdo é a principal arma para se posicionar bem nas buscas pelo Google. Se o conteúdo for copiado de outro site, o motor de busca vai penalizar o site e dificilmente você vai ser encontrado por quem mais importa. Portanto, original sempre!

Outra coisa que agrada muito os clientes são fotos e imagens. Ao procurar pelo serviço de odontologia, as pessoas querem ver as instalações, os equipamentos e os profissionais do local.

É altamente recomendado colocar fotos de alta qualidade e bem-feitas (preferencialmente profissionais) dos seus colaboradores e das instalações da clínica. Isso é um grande chamativo para os clientes, além de ser fundamental para dar uma “cara” para o site e para a empresa.

As pessoas se sentem muito mais inclinadas a confiar em serviços que elas podem ver. Pense como os seus clientes, se você fosse para uma clínica tão importante quanto a odontológica, o que você gostaria de ver antes de ir? Os médicos odontologistas, a fachada da clínica, alguns equipamentos? Provavelmente você responderá a mesma coisa que um cliente responderia, portanto, dê essas informações para eles.

Design profissional

O design do seu site para dentistas também é fundamental para dar a cara e a identidade que você precisa. Mas esse não é uma tarefa fácil. É preciso pensar primeiro na experiência do usuário, criar um design user friendly é o principal desafio e objetivo da grande maioria dos layouts de sites.

Um site deve ser bastante intuitivo, desde o primeiro acesso. É preciso entregar tudo o que o cliente quer e precisa ver, sem exageros e sem dificuldades. Tudo isso enquanto você tenta transmitir uma imagem definida para a sua clínica, além de se comunicar muito bem com o seu público alvo e garantir um ar de credibilidade.

Não parece um trabalho fácil, não é mesmo? E realmente não é. Por isso é altamente recomendável confiar em um profissional da área para realizar o design do seu site. Ele poderá trabalhar todos os ajustes e nuances que você quer, enquanto oferece todo o auxílio e conselho técnico para que o site seja completamente funcional.

Design responsivo

Existem grandes chances de que você esteja lendo este artigo pelo celular ou tablet. O mercado mobile cresceu demais nos últimos anos e já superou em quase todos os aspectos o acesso à internet por outras plataformas.

Um design responsivo é muito mais do que essencial para garantir que o seu site para dentistas seja completo. Você precisa ser encontrado e também estar acessível em qualquer plataforma e em diferentes tamanhos de tela. Atualmente qualquer profissional de web design sério precisa oferecer esse tipo de solução.

Esse é outro aspecto em que você deve pensar nos seus leitores e também nos sites de busca. Primeiro, como já falamos, os clientes precisam ler o site com conforto e sem complicações, o que é impossível com um design sem responsividade. Segundo é que a responsividade é uma das principais diretrizes para um bom posicionamento nos principais sites de busca.

Você precisa criar um site já pronto para as necessidades do usuário moderno e das novas plataformas de acesso à internet.

Conteúdo gerenciável

Ok, também é preciso pensar em quem vai atualizar o todo o conteúdo online, não é mesmo? Para ser bem relevante e conseguir boas posições nas buscas, o seu site precisa ser sempre atualizado. Isso deve ser feito de forma fácil e prática, afinal não dá para ficar contratando um desenvolvedor para adicionar novos conteúdos.

Seja um sistema feito completamente do zero, como alguns designers preferem fazer, ou plataformas já conhecidas, como o WordPress, é preciso ter um site que seja de fácil acesso e fácil edição pela sua equipe.

Esse aspecto é especialmente importante para um gerenciamento sem complicações e com uma melhor economia. Ao optar por sistema com gerenciável, é possível que o próprio profissional elabore artigos, poste fotos, vídeos e qualquer outro conteúdo que vai dar mais relevância e autoridade para a sua presença online.

Com esse tipo de facilidade, também é possível contratar e administrar equipes especializadas na construção de conteúdos web. Isso aumenta consideravelmente o posicionamento e alcance das páginas.

Domínio e hospedagem

Outro fator importante é o domínio do seu site, que é basicamente o endereço utilizado para o acesso.

Esse domínio deve ser próprio e sempre .com, .com.br. ou .me. Isso demonstra profissionalismo e credibilidade. Sites com o domínio .blogspot ou .wordpress (como no caso de sites criados pelo WordPress.com, não confundir com WordPress.org) dão a impressão de amadorismo, de “site de fim de semana” e não é isso que a imagem do seu site para dentistas deve oferecer aos clientes.

Outro fator essencial para garantir a credibilidade e profissionalismo de um site é a hospedagem. De forma simples, a hospedagem é uma “pasta” onde o seu site existe no servidor escolhido.

Enquanto existem diversas hospedagens gratuitas, como o Blogger, é altamente recomendado escolher uma hospedagem paga. As hospedagens pagas oferecem um suporte muito mais completo e muito mais robustez para receber diversos acessos por dia.

Não adianta nada caprichar em todos os itens que listamos se o seu site vive sempre caindo, com tempo de carregamento lento ou todo e qualquer suporte é fraco ou não existente.

Se você entende a importância de um site para o sucesso de uma clínica odontológica, sabe que o mais importante é confiar em profissionais. Para alcançar estes resultados, é imprescindível contratar profissionais em desenvolvimento web que sejam qualificados e experientes.

O seu site é a sua marca e carrega o nome da sua empresa, por isso procure sempre pelo melhor.

O que não pode faltar no seu site para dentistas

O básico do seu site precisa conter todas as informações necessárias para chamar a atenção de seus clientes e confirmar a opção deles pela sua clínica. É preciso elaborar uma estrutura básica e que apresente detalhes sobre a clínica ou sobre o profissional, a estrutura física e com informações sobre os colaboradores e a experiência e especialização dos profissionais.

Também é preciso falar sobre os procedimentos oferecidos e produtos utilizados, com as devidas normas, regulamentações ou qualquer informação técnica quando necessário.

Ao elaborar um site para dentistas, você pode seguir uma estrutura simples.

Estrutura simples para site de dentistas

  • Home – A Home, ou página inicial, é a primeira coisa que os seus clientes vão encontrar ao acessar o site. Por isso você pode pensar nela como um cartão de visitas interativo. Procure usar banners ou slides para destacar seus principais serviços e diferenciais. O que você acredita que chamará a atenção do seu cliente, como produtos e procedimentos oferecidos, deve vir nessa área. De forma mais discreta, a home também deve contar com localização e outras informações mais técnicas.
  • Sobre – É uma página clássica de qualquer site institucional. Você pode facilmente chamá-la de “Conheça a equipe”, “Mais sobre nós”, “Nossa história” ou apenas dar o nome do profissional caso seja uma clínica apenas um dentista. Nessa área você pode colocar um pouco sobre o processo de criação da clínica, qual a sua história, sua missão e quais os seus valores. Além de listar os profissionais, suas experiências e especializações.
  • Tratamentos/Especialidades – Essa é uma página simples, basta listar todos os procedimentos e tratamentos oferecidos pela clínica. Porém, recomendamos criar subpáginas, uma para cada tratamento. Não se esqueça que estas páginas específicas precisam ser objetivas e bem explicadas, auxiliando no entendimento do visitante e aumentando o potencial de um bom posicionamento nos principais sites de busca. Criar uma página para cada tratamento ou especializado também facilita a criação de campanhas de divulgação paga como a do Google e a do Facebook. Esse é um cuidado especial e necessário para o seu site.
  • Contato – Outra página simples, você apenas precisa listar todos os meios de contato com a clínica ou com o profissional. Lembrando que você pode colocar todas as formas que os clientes podem se comunicar, seja por formulário, e-mail, telefone, endereço, WhatsApp ou redes sociais com atendimento ao público.

Claro que você pode criar nuances diferentes para o seu site, mas essa estrutura básica pode servir como norte e como parâmetro de comparação sobre o que é necessário.

Ideias para incrementar o seu site para dentistas

Até agora cobrimos o básico para quem quer criar um site para dentistas ou clínica odontológica. Mas também existem algumas outras dicas que você pode utilizar para agregar valor para o seu site.

Esse conteúdo extra também pode trazer mais identidade para o site, deixando-o mais completo e aumentando a sua autoridade para os visitantes, além de melhorar o posicionamento nos sites de busca.

Por exemplo, o uso de uma página para “Antes e depois” nos principais tratamentos estéticos realizados pela clínica é uma excelente maneira de conquistar clientes que estão buscando estes tratamentos.

Sempre procure mostrar os resultados destes tratamentos com a autorização dos clientes. Lembrando que é um erro gravíssimo tentar usar imagens genéricas pegas da internet em uma página assim. É fácil de descobrir se uma imagem realmente é original ou não, portanto cuidado.

Outra dica importante e amplamente usada é o blog. Tenha uma página de blog para o site da sua clínica odontológica. Deixe-o sempre atualizado com dicas (por exemplo, “Como escovar os dentes?”, “Como se livrar das cáries?”, “O que são aparelhos estéticos”, etc..) e curiosidades.

Esta é uma excelente estratégia para que os visitantes cheguem em seu site, mesmo sem estar pesquisando por clínicas, mas sim pesquisando por problemas ou dúvidas que eles tenham. Além de ser uma excelente maneira de atrair visitantes, o blog também aumenta a sua autoridade no assunto e melhora a credibilidade da clínica.

Pense no conteúdo extra como tudo o que você pode oferecer para o seu cliente para que ele tenha a certeza da sua seriedade e de que a clínica ou profissional tem o que ele procura. Trate o visitante sempre como amigo e tenha conteúdo original e informativo.

Isso aumenta muito as chances dos visitantes se tornarem fiéis clientes.

Por que utilizar um site profissional

Bom, como você já leu lá no começo, ter um site profissional para dentistas é essencial para conseguir clientes na era digital. Pode até parecer um clichê contado por desenvolvedores web, mas a grande verdade é que o site é, muitas vezes, o seu principal vendedor.

Ter um site feito profissionalmente, com todos os itens destacados durante o texto garante credibilidade para a clínica ou profissional de odontologia. Através dele é possível reforçar todas as capacidades da equipe médica, tirar todas as dúvidas dos visitantes e conquistar novos clientes.

Dificilmente um cliente irá até à clínica para conhecê-la e falar diretamente com os profissionais. Por isso você deve oferecer todas as informações para ele, na palma de sua mão ou na tela de um computador.

Apenas com um site criado profissionalmente é possível trazer todos os aspectos que garantem o sucesso de uma presença digital. Mesmo com as redes sociais disponíveis, o site deve ser sempre o carro chefe.

As redes sociais não devem ser a principal campanha de marketing, apesar de gerar engajamento, elas possuem uma conversão de fãs para clientes menor do que sites bem feitos.

Quanto custa um site para dentistas

O orçamento para o desenvolvimento de um site para dentistas depende de fatores diferentes que vão muito além do profissional escolhido para o desenvolvimento.

Entre os principais fatores para precificação estão:

  • Qualidade do design – Quanto melhor a qualidade do design e conteúdo do site, mais caro ele vai ser. A questão principal nesses casos é o custo-benefício, pagar pouco e receber um trabalho de baixa qualidade não vale a pena.
  • Plataforma e design – Um site pode ser desenvolvido com um design completamente original e único ou a partir de modelos encontrados na internet. Isso diferencia bastante o preço, já que é necessário um processo criativo maior.
  • Quantidade de páginas a serem desenvolvidas – Assim como muitos outros produtos, a quantidade também é um fator determinante na hora de orçar um preço. Quanto mais páginas forem necessárias, maior será o valor.
  • Quem produzirá o conteúdo – Se o conteúdo for produzido pelo profissional de desenvolvimento, o preço do projeto claramente aumenta. Isso acontece por que o conteúdo para sites de dentistas deve ser cuidadosamente elaborado, exigindo uso de diversas técnicas para posicionamento e para a leitura.
  • Recursos programáveis – Se o site tiver recursos que exijam programação, como chatbots ou agendamentos online, esses recursos são integrados ao preço do site.
  • Prazo de entrega – Quanto mais rápido for o desenvolvimento do site, maior é o preço. Para ter um site rápido o desenvolvedor precisa concentrar esforços e tempo para o seu projeto e pode precisar balancear o preço do produto final.Vale a pena pagar por um site profissional para dentistas? Essa é uma pergunta que você precisa responder a si mesmo. Vale a pena ficar de fora da era digital e perder importantes clientes ou arriscar a credibilidade da clínica por causa de um desenvolvimento barato e de baixa qualidade?

O seu site á a sua cara ou a cara da sua empresa. Você sabe qual a imagem você quer apresentar aos seus clientes. Portanto, invista em você e no seu sucesso.